Novo banheiro turístico em Kyoto custou 200 milhões de ienes e é o mais caro da cidade

Kyoto inaugura banheiro turístico de luxo por 200 milhões de ienes

Instalação no Santuário Kitano Tenmangu é a mais cara da cidade e usa madeira local

O Santuário Kitano Tenmangu, em Kyoto, colocou em funcionamento um novo conjunto de banheiros para turistas com um custo de aproximadamente 200 milhões de ienes (cerca de R$ 6,9 milhões), o mais caro entre todas as instalações sanitárias recém-construídas na cidade histórica.

A construção de 150 metros quadrados, situada ao lado do famoso jardim de ameixeiras do santuário, utilizou madeira de cedro Kitayama e cipreste hinoki, todas extraídas dentro dos limites municipais. Os pictogramas que sinalizam o local foram trabalhados manualmente por artesãos.

A instalação segue os princípios do design universal, contando com 24 cabines no total, incluindo banheiros multifuncionais espaçosos para usuários de cadeira de rodas. O horário de funcionamento é das 6h30 às 23h30.

Estes são os 57º banheiros turísticos instalados em Kyoto. Parte dos custos de renovação e manutenção foi coberta pela receita do imposto de hospedagem (taxa de hotelaria) da cidade. Com a nova inauguração, os antigos banheiros públicos de Imadegawa Onmae Nishi, com apenas 8 metros quadrados e em estado deteriorado, foram permanentemente fechados.

O prefeito de Kyoto, Koji Matsui, e o sacerdote-chefe do santuário, Shigetoku Tachibana, participaram da cerimônia de inauguração no dia 10 de dezembro. Matsui comentou: “Recebemos os melhores banheiros possíveis, feitos com madeira Kitayama, o que os torna quintessencialmente de Kyoto”.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *