Painel governamental japonês eleva risco de terremoto forte na costa de Nemuro

Risco de mega terremoto em Hokkaido atinge 90% nos próximos 30 anos

Painel do governo japonês atualiza probabilidades para grandes eventos sísmicos em diversas regiões do país

A probabilidade de um terremoto de magnitude entre 7.8 e 8.5 ocorrer ao longo da Fossa das Curilhas, próximo à cidade de Nemuro, em Hokkaido, nos próximos 30 anos aumentou para cerca de 90%, ante os 80% estimados anteriormente. A informação foi divulgada pelo Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo japonês, que realiza revisões anuais das avaliações de longo prazo para falhas ativas e fossas oceânicas.

O comitê explicou que a probabilidade de um grande terremoto ocorrer continua a aumentar até que o evento sísmico esperado de fato aconteça. A base para o novo cálculo foi estabelecida em 1º de janeiro deste ano.

Em outras regiões, os números também foram ajustados. A probabilidade de um terremoto de magnitude 8.0 a 8.6 ocorrer na região de Tokachi, no leste de Hokkaido, nos próximos 30 anos, permaneceu em cerca de 20%. No entanto, a probabilidade dentro de um prazo de 50 anos subiu de aproximadamente 40% para 50%.

Já ao longo da Fossa do Japão, a chance de um tremor de magnitude cerca de 7.4 ocorrer na área costeira da província de Miyagi nos próximos 30 anos aumentou, variando agora entre 79% e 95%, ante a faixa anterior de 76% a 93%.

O comitê também divulgou uma avaliação da atividade sísmica recente nas áreas afetadas pelo forte terremoto de magnitude 7.6 que atingiu a Península de Noto, na província de Ishikawa, em 1º de janeiro de 2024. O evento, causado pelo deslocamento de uma falha ativa de longa data, ainda gera reflexos. Tremores com intensidade sísmica superior a 1 na escala japonesa, perceptíveis pelas pessoas, continuam a ocorrer várias vezes por mês na região.

“O atual nível de atividade sísmica pode continuar por enquanto”, afirmou o comitê em seu relatório, destacando a necessidade de atenção e preparação contínuas da população.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.