AfD alemã colhe frutos de aproximação com movimento MAGA de Trump
Paria na política alemã, partido de extrema-direita encontra ressonância em setores de Washington
A campanha de um ano do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) para cortejar o movimento MAGA do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, começa a dar resultados concretos. Apesar de ser um pária virtual entre a elite política alemã devido à sua linha xenófoba, o maior grupo de oposição do país está ganhando tração entre aliados ideológicos que detêm poder em Washington.
Desde que Trump assumiu o cargo em janeiro, dezenas de oficiais da AfD viajaram para os Estados Unidos para reuniões com legisladores e membros do governo. Muitos dentro e fora do partido veem a nova estratégia de segurança nacional de Washington – que alerta sobre o “prospecto de apagamento civilizacional” na Europa devido à imigração – como um marco significativo dessa convergência.
A aproximação representa um esforço estratégico da AfD para construir pontes com forças políticas que compartilham sua visão nacionalista e de restrição à imigração, buscando legitimidade e apoio além das fronteiras alemãs em um momento de crescente polarização política no Ocidente.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






