A rainha japonesa da organização original prepara seu novo ano
Hideko Yamashita, precursora do ‘danshari’, lança obra para inspirar um 2026 mais leve e ordenado
Você deseja que sua casa tenha mais espaço de armazenamento? Se pega guardando objetos apenas porque um dia podem ser úteis? Se a resposta for sim, você precisa conhecer Hideko Yamashita, a original “Rainha da Organização” do Japão. Seus livros venderam mais de 7 milhões de cópias no país, inspirando pessoas de todas as idades a transformarem não apenas seus lares, mas suas vidas.
Yamashita difunde a mensagem do danshari (palavra que combina os conceitos de recusar, descartar e separar) na TV e no rádio, e está atualmente criando um retiro de danshari em uma ala de um hotel na província de Kagoshima – “um espaço para redefinir e restaurar sua mente e corpo com base nos princípios do danshari”, explica ela.
A autora escreve livros sobre o tema desde 2009, anos antes de Marie Kondo se tornar um ícone mundial da arrumação. Seu próximo livro, “Danshari: A Arte Japonesa de Organizar Seu Espaço para Transformar Sua Vida” (Tuttle, maio de 2026), é sua primeira obra a ser traduzida para o inglês, mas já vendeu mais de 3 milhões de cópias em sua versão japonesa.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






