Polícia de Tóquio prende duo vietnamita suspeito de onda de arrombamentos

Polícia prende vietnamitas suspeitos de série de arrombamentos no Japão

Dupla é acusada de cerca de 100 roubos em 11 prefeituras, com prejuízo milionário

A polícia metropolitana de Tóquio anunciou a prisão de dois homens vietnamitas suspeitos de cometer uma extensa onda de arrombamentos a residências em diversas regiões do Japão. Os detidos são Ha Ngoc Tu, de 26 anos, residente em Isesaki (Gunma), e um cúmplice não identificado.

As prisões foram efetuadas com base em imagens de câmeras de segurança e outras evidências. Os dois estão formalmente acusados de arrombar a casa de um homem na casa dos 60 anos na cidade de Sanjo, província de Niigata, em outubro do ano passado, e de subtrair ¥100 mil em dinheiro.

Segundo as investigações, a dupla faz parte de um grupo de quatro indivíduos responsável por aproximadamente 100 roubos em 11 prefeituras, incluindo Tóquio, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Niigata, Yamanashi, Nagano e Shizuoka. Os crimes ocorreram a partir de junho do ano passado.

O modus operandi envolvia observar casas com moradores ausentes e arrombar janelas para acessar o interior. Entre os itens apreendidos nas buscas, realizadas inclusive na residência de Tu, estão joias e ferramentas como chaves de fenda, supostamente utilizadas nas invasões.

O valor total dos bens subtraídos em todos os casos chega a cerca de ¥38 milhões. As autoridades japonesas continuam as buscas para capturar os outros dois suspeitos que integram o suposto grupo criminoso.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.