Takaichi avalia dissolver a Câmara dos Representantes do Japão em janeiro
Premiê conservadora, primeira mulher a liderar o país, pode convocar eleições antecipadas no início da sessão parlamentar
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, informou a um alto dirigente do Partido Liberal Democrático que está considerando dissolver a Câmara dos Representantes no início da sessão parlamentar ordinária, marcada para começar em 23 de janeiro. A informação, divulgada no último sábado, aponta para a possibilidade de eleições antecipadas no país, que vive um momento político delicado sob a liderança de sua primeira chefe de governo mulher.
Sanae Takaichi, de 64 anos, tornou-se primeira-ministra em outubro, pondo fim a três meses de vácuo político após a derrota eleitoral do PLD em julho. Conservadora e admiradora da ex-premiê britânica Margaret Thatcher, ela é uma política de longa data da ala mais à direita de seu partido. Para assegurar a eleição, Takaichi formou uma coalizão parlamentar de última hora com o Partido da Inovação do Japão (Ishin no Kai), após a ruptura com o tradicional aliado Komeito.
A possível dissolução da Câmara Baixa, a mais poderosa do Parlamento japonês, ocorre em um contexto de desafios para a nova premiê. Seu governo de coalizão controla menos assentos do que a maioria absoluta necessária, o que exige negociações constantes com outros partidos. A agenda de Takaichi inclui o enfrentamento do aumento do custo de vida, a revitalização da economia e políticas de defesa mais assertivas, herdadas de seu mentor, o ex-premiê Shinzo Abe.
Analistas destacam que, embora seja a primeira mulher no cargo, Takaichi não coloca a igualdade de gênero na linha de frente de suas prioridades. Ela mantém posições conservadoras, opondo-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e apoiando a sucessão exclusivamente masculina ao trono imperial. Apenas cerca de 15% das cadeiras na Câmara dos Representantes são ocupadas por mulheres, refletindo um ambiente político ainda dominado por homens.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






