Resumo da reunião do BOJ indica que taxa real ainda é muito baixa e novos ajustes virão

Banco do Japão sinaliza novos aumentos de juros após alta histórica

Resumo da reunião de dezembro revela preocupação com taxa real “mais baixa do mundo” e projeta ajustes nos próximos meses

O Banco do Japão (BOJ) divulgou nesta segunda-feira o resumo das discussões de sua reunião de política monetária realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, revelando um consenso entre seus membros de que a taxa de juros real do país permanece em um patamar extremamente baixo, o que abre caminho para novos aumentos no futuro próximo.

Durante o encontro, o banco central elevou sua taxa básica de juros para 0,75%, o nível mais alto desde 1995. No entanto, conforme destacado por um dos nove membros do conselho, a taxa de juros real – que desconta a inflação – continua a ser “de longe a mais baixa do mundo”. O mesmo membro defendeu que “é apropriado que o banco ajuste o grau de acomodação monetária”, citando o impacto das movimentações cambiais sobre os preços.

A divulgação do documento ocorre em um momento em que os mercados buscam pistas sobre a velocidade do próximo ciclo de aperto monetário. O registro da reunião mostrou ainda que um dos integrantes do conselho defendeu que o banco deve ajustar a política monetária com intervalos de alguns meses no momento atual, um ritmo que está amplamente alinhado com a mediana das expectativas dos analistas que acompanham o BOJ.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.