Emirados Árabes Unidos e Japão reforçam parceria estratégica com visita de estado
Primeira visita de um presidente dos Emirados ao país em mais de três décadas ocorrerá em fevereiro de 2026
O governo japonês confirmou que o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, realizará uma visita de estado ao Japão entre os dias 8 e 10 de fevereiro de 2026. Esta será a primeira vez em 36 anos que um chefe de estado dos Emirados Árabes Unidos visita oficialmente o país, marcando um momento significativo nas relações bilaterais.
Durante sua estadia, o presidente terá uma audiência com o Imperador Naruhito, que oferecerá um banquete de estado em sua honra no Palácio Imperial. A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, também se reunirá com o líder dos Emirados para discussões oficiais e realizará um jantar em sua homenagem. As autoridades japonesas expressaram esperança de que a visita aprofunde as relações de cooperação em uma ampla gama de áreas entre os dois países, que são parceiros estratégicos abrangentes.
O contexto desta visita é particularmente relevante considerando que os Emirados Árabes Unidos se tornaram recentemente o principal fornecedor de petróleo bruto para o Japão, ultrapassando a Arábia Saudita. As discussões entre os líderes devem abordar a estabilidade do mercado petrolífero, negociações em curso sobre um acordo de parceria econômica bilateral e potenciais colaborações em energia renovável e tecnologias avançadas, como desenvolvimento espacial e inteligência artificial, áreas onde os Emirados têm promovido fortes investimentos.
Sheikh Mohammed bin Zayed tem histórico de visitas ao Japão, tendo estado no país cinco vezes anteriormente, duas delas como príncipe herdeiro de Abu Dhabi. Ele também acompanhou seu pai, o falecido Sheikh Zayed, durante sua visita como convidado de estado em 1990.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






