Grandes lojas de departamento japonesas retomam atividades com tradicionais vendas de Ano Novo
Foco nas ‘fukubukuro’, as sacolas da sorte, e na melhoria das condições de trabalho marca a abertura do calendário comercial
Após um dia de folga no Dia de Ano Novo, grandes lojas de departamento do Japão iniciaram, nesta sexta-feira, as primeiras vendas do ano, marcando a retomada do calendário comercial. O início das atividades atraiu um grande número de consumidores, muitos em busca das tradicionais ‘fukubukuro’ ou ‘lucky bags’ – sacolas surpresa cujo conteúdo só é revelado após a compra.
A pausa no feriado de 1º de janeiro fez parte de uma iniciativa do setor para melhorar as condições de trabalho dos funcionários. A medida, que vem sendo adotada por um número crescente de estabelecimentos, permitiu que os trabalhadores tivessem um descanso no Réveillon. A decisão não pareceu impactar o interesse do público, que lotou as lojas na manhã de sexta para garantir as ofertas especiais de início de ano.
As ‘fukubukuro’ são um símbolo das vendas de Ano Novo no Japão. Elas contêm uma seleção variada de produtos, cuja identidade e valor total são mantidos em segredo até que o cliente abra a embalagem. A tradição, vista como um ritual de boa sorte para o ano que começa, oferece itens cujo valor costuma superar o preço pago pela sacola.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






