Tóquio – Primeira-ministra Takaichi defende política fiscal ‘responsável e proativa’ em discurso
Líder japonesa busca conter impacto de promessas de campanha nos mercados
A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, discursou nesta sexta-feira (20) no plenário da Câmara dos Representantes, em Tóquio, para acalmar os mercados financeiros após seus planos de expansão fiscal gerarem preocupação entre investidores. De acordo com o Japan Times, a premiê defendeu uma política fiscal ‘responsável e proativa’, que equilibre investimentos públicos e responsabilidade orçamentária.
Durante a campanha para a eleição geral de 8 de fevereiro, Takaichi prometeu suspender por dois anos o imposto sobre consumo de 8% para alimentos, sem emissão de títulos da dívida. No entanto, conforme noticiado pela imprensa japonesa, a medida elevou os juros dos títulos do governo japonês (JGB) a recordes históricos, diante do temor de que o governo aumentasse a emissão de dívida para financiar a redução.
‘Não perseguirei políticas fiscais imprudentes que comprometam a confiança do mercado’, afirmou Takaichi no discurso, que é equivalente ao Estado da União dos Estados Unidos. A declaração visa tranquilizar investidores sobre a saúde fiscal do país.
Fonte: Japan Times / Imagem: AFP-JIJI
Acompanhe mais atualizações no Alternativa.






