Takaichi é reeleita primeira-ministra e anuncia prioridades para novo mandato

Sanae Takaichi é reeleita primeira-ministra do Japão e define prioridades para novo mandato

Chefe de governo manterá todos os ministros e foca em orçamento, inteligência e reforma tributária

A primeira-ministra Sanae Takaichi foi reeleita para o cargo nesta quarta-feira (18) na primeira sessão parlamentar após as eleições para a Câmara Baixa. A líder do governo japonês agora se prepara para iniciar o novo mandato com uma agenda que inclui a aprovação do orçamento de 2026, a criação de uma agência de inteligência e o avanço nas discussões sobre a eliminação do imposto sobre consumo em alimentos.

Por lei, o Parlamento japonês deve eleger um novo primeiro-ministro na primeira sessão após uma eleição geral, mesmo que o mesmo ocupante seja mantido. Takaichi, que já liderava o governo, decidiu manter todos os ministros atuais em sua nova gestão, garantindo continuidade administrativa.

Entre as prioridades listadas pelo governo estão a aprovação do orçamento para o próximo ano fiscal, o fortalecimento da capacidade de inteligência do país com a criação de uma nova agência, e o avanço nas negociações para zerar o imposto sobre consumo na compra de alimentos, uma medida que pode aliviar o custo de vida das famílias japonesas.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.