Tecnologia alemã promete tradução simultânea em reuniões e por smartphone

DeepL prepara chegada de software de interpretação por IA ao Japão ainda este ano

Empresa alemã de tecnologia aponta o país como seu mercado mais importante para o serviço de tradução de voz

A empresa alemã de tecnologia DeepL, conhecida por seu software de tradução com inteligência artificial, planeja lançar uma versão em japonês de seu software de interpretação em tempo real até o final de 2026, de acordo com um alto executivo da companhia. A informação foi divulgada em entrevista recente com Leonardo Doin, chefe de engenharia e pesquisa do serviço de tradução de voz DeepL Voice.

Doin afirmou que a era da interpretação por máquina já chegou. “Você pode simplesmente usar um fone de ouvido e… ouvir (a fala em idioma estrangeiro) em seu próprio idioma a qualquer momento. É assim que o futuro se parece. Interpretação em tempo real, em qualquer lugar, a qualquer hora”, disse o executivo.

O software de interpretação integrará as tecnologias de reconhecimento de voz e tradução automática da DeepL, além de uma tecnologia de síntese de voz que imita os tons das vozes dos falantes. Segundo Doin, a ferramenta será capaz de lidar com múltiplos idiomas e interlocutores, tendo em vista o uso em reuniões online de empresas multinacionais. A empresa também planeja disponibilizar o software em smartphones.

Doin destacou que o Japão é o mercado mais importante para o serviço de tradução de voz da empresa alemã. O novo software será capaz de identificar com precisão as estruturas e significados das frases e produzir traduções em cinco segundos ou menos. Algumas empresas japonesas já estão utilizando o software em caráter experimental.

Com gigantes da tecnologia norte-americana, como Google e Apple, também desenvolvendo softwares de interpretação em tempo real, a DeepL busca se diferenciar dos concorrentes equipando seu software com uma função de glossário que permite aos usuários definir como certas frases são traduzidas.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.