Tepco marca novo restart de reator nuclear após resolver alarme falso

Reator nuclear de Kashiwazaki-Kariwa será religado após alarme falso

Operadora Tepco adia início da operação comercial para março após resolver mal funcionamento

A Tokyo Electric Power Company Holdings (Tepco) anunciou na última sexta-feira que irá religar o reator número 6 de sua usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, na província de Niigata, nesta segunda-feira. A decisão ocorre após uma parada não planejada que aconteceu horas após o primeiro restart da unidade em quase 14 anos.

O reator havia sido religado no dia 21 de janeiro, após 13 anos e 10 meses inativo, mas foi desligado novamente cerca de cinco horas e meia depois. A ação foi tomada após o acionamento de um alarme que indicava uma falha no sistema de energia de um equipamento responsável pelo movimento das hastes de controle.

Após investigação, a operadora da usina explicou que o problema foi causado por um erro nas configurações do próprio alarme, e não por uma falha real no equipamento. Com a solução do problema técnico, a empresa segue com o cronograma de retomada, mas adiou o início das operações comerciais do reator em aproximadamente três semanas.

A nova data prevista para o início da geração comercial de energia é 18 de março. O episódio destaca os rigorosos protocolos de segurança e os desafios operacionais enfrentados pelo setor nuclear japonês na retomada de suas atividades após o longo período de inatividade pós-Fukushima.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.