Tepco retoma transmissão de energia de usina nuclear para Tóquio após 14 anos
Reator nº 6 da usina de Kashiwazaki-Kariwa é reiniciado em meio a desafios técnicos
A Tokyo Electric Power Company Holdings (Tepco) iniciou na segunda-feira (17) a transmissão de eletricidade da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, localizada na província de Niigata, para a região metropolitana de Tóquio. Este é o primeiro envio de energia da planta para a capital japonesa em cerca de 14 anos.
O reator nº 6 da usina, que foi reiniciado no início deste ano, começou a gerar e transmitir energia às 22h (horário local). A Tepco planeja aumentar o nível de produção do reator para 50% antes de interromper temporariamente as operações na sexta-feira ou mais tarde para inspecionar os equipamentos da turbina.
Está previsto que o reator seja reiniciado novamente no início de março e passe por uma inspeção final em 18 de março, antes de retomar a operação comercial, sujeito à aprovação da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão.
O reator de 1,35 milhão de quilowatts estava inicialmente programado para ser reiniciado em 20 de janeiro, mas um problema detectado em um teste de retirada de hastes de controle causou um atraso de um dia. No entanto, o reator foi logo paralisado novamente após um alarme relacionado a um dispositivo de movimentação das hastes de controle disparar. A operadora da usina reiniciou o reator novamente em 9 de fevereiro, após corrigir uma falha na configuração do alarme.
Os reatores da usina de Kashiwazaki-Kariwa são do mesmo tipo de água fervente que os da usina nuclear de Fukushima nº 1, da Tepco, que foi devastada por um tsunami em 2011. Todas as unidades foram desativadas até março de 2012. O reator nº 6 é o primeiro desse tipo a ser reiniciado desde o acidente de Fukushima.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






