Toyota promove diretor financeiro Kenta Kon a presidente e CEO
Mudança na liderança da montadora japonesa entra em vigor no próximo dia 1º de abril
A Toyota Motor Corporation anunciou uma mudança em sua alta liderança. Koji Sato está deixando o cargo de presidente e diretor executivo da empresa. A partir do dia 1º de abril, o atual diretor financeiro, Kenta Kon, assumirá ambas as funções.
Kon revelou que a nomeação, da qual foi informado em janeiro, foi uma surpresa. Ele admitiu que ainda não possui um plano claro e que irá dialogar com Sato e outros executivos sobre como conduzir a montadora neste novo momento.
Koji Sato, por sua vez, se tornará vice-presidente da companhia e ocupará o recém-criado cargo de diretor de indústria. Segundo a Toyota, Kon ficará responsável pela gestão interna da empresa, enquanto Sato lidará com questões relacionadas ao setor automotivo em geral. Sato também é presidente da Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão e vice-presidente da Keidanren, a maior federação empresarial do país.
Durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, Sato afirmou que, para manter a competitividade internacional da indústria automobilística, é necessário unir esforços para encontrar áreas específicas de cooperação e uma estratégia vencedora para o Japão. “Como a colaboração entre setores será crítica, a Toyota tem que desempenhar um papel maior na indústria”, declarou.
Sato havia se tornado presidente da Toyota em abril de 2023, sucedendo Akio Toyoda, na primeira mudança de liderança em aproximadamente 14 anos. Na ocasião, Toyoda justificou a escolha afirmando que era da “velha escola” e que uma pessoa mais jovem deveria liderar a montadora para enfrentar novos desafios, como a produção de veículos elétricos e de veículos definidos por software.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






