Tribunal japonês condena Pyongyang a indenizar vítimas de ‘paraíso na Terra’

Justiça do Japão responsabiliza Coreia do Norte por violação de direitos humanos

Corte ordena que governo de Pyongyang pague indenização a vítimas atraídas por promessa de ‘paraíso na Terra’

Um tribunal japonês determinou, nesta segunda-feira, que a Coreia do Norte é responsável por violações de direitos humanos cometidas contra quatro demandantes que foram atraídos para o país após a Segunda Guerra Mundial. Eles foram iludidos pela falsa promessa do regime norte-coreano de encontrar um “paraíso na Terra”. A decisão, considerada histórica pelos sobreviventes e seus apoiadores, ordena que o governo de Pyongyang pague a cada um deles 22 milhões de ienes, o equivalente a aproximadamente 143 mil dólares.

A corte japonesa reconheceu a responsabilidade do Estado norte-coreano pelas ações que levaram os cidadãos a uma situação de grave violação de suas liberdades e direitos fundamentais. O caso expõe uma campanha de propaganda realizada por Pyongyang no pós-guerra, que enganou indivíduos com a oferta de uma vida idílica, que nunca se concretizou.

A sentença foi recebida com grande significado pelos envolvidos, que veem na decisão um precedente importante na busca por justiça e reparação por crimes contra os direitos humanos cometidos pelo regime norte-coreano. O valor da indenização reflete a gravidade dos danos sofridos ao longo de décadas.

Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.