Liderança de Osaka reeleita com mandato para buscar fusão de bairros
Governador e prefeito vencem eleições antecipadas e miram terceiro referendo sobre estrutura governamental
O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, e o prefeito da capital provincial, Hideyuki Yokoyama, foram reconduzidos aos cargos nas eleições locais antecipadas realizadas no domingo. A vitória confere um novo mandato à dupla, que tem como principal objetivo realizar uma terceira consulta popular sobre a fusão dos 24 bairros (ku) da cidade em um sistema governamental unificado, similar ao de Tóquio.
Yoshimura, que também é líder do partido regional Inovação do Japão (JIP), convocou as eleições com a estratégia de buscar um aval popular explícito para o plebiscito, uma meta de longa data de sua legenda. Os resultados foram decisivos: o governador obteve mais de 3 milhões de votos, derrotando com folga dois candidatos independentes que se opunham ao referendo. Seus oponentes, Tsuneki Ohnishi e Tatsumo Natto, receberam aproximadamente 452 mil e 155 mil votos, respectivamente.
A dupla reeleita pretende agora retomar a campanha para convencer a população sobre os benefícios da reforma administrativa, que promete racionalizar serviços e cortar custos, eliminando a duplicação de funções entre a prefeitura e o governo municipal. O tema já foi rejeitado pela população em dois plebiscitos anteriores, em 2015 e 2020, mas a nova vitória eleitoral é vista pelos proponentes como um sinal verde para insistir na proposta.
Acompanhe mais atualizações no Japão em Pauta.






